Medicina Natural e Terapias Complementares

 
 
 
 
 
 
 
 

 
Refere-se ao uso de uma abordagem não convencional em conjunto com a medicina convencional.
 
 

MEDICINA NATURAL

 
A medicina natural usa uma abordagem terapêutica não convencional, recorrendo a métodos naturais, e, tendo por base o princípio universal de que o corpo tem a capacidade de se curar e regenerar por si mesmo.
Para os naturalistas, é importante identificar e entender a causa que está na origem do desequilíbrio físico, emocional ou psicológico, que conduz à doença.
A prevenção é a aposta e para o efeito, a alteração no estilo de vida através duma dieta adequada e saudável e o exercício físico podem ajudar, bem como, a prática da Meditação.
A LTmed-Clínica Médica, para atender e satisfazer todas as necessidades, aposta na Medicina Natural, procurando melhorar a sua saúde e conforto.
Com o apoio dos nossos especialistas e um atendimento especializado, atento e profissional, vai conseguir recuperar o seu bem-estar e melhorar o seu estado de saúde físico e emocional.


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os Nossos especialistas

 
Dr. José Santos
 
Drª Sara Oliveira
 
Drª Rita Vale
 
Dra. Sofia Mesquita
 
 
 
 
Procedente da China, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também designada por Medicina Chinesa, é um sistema da medicina oriental com mais de 2000 anos que observa a pessoa como um todo (visão holística), atuando não só ao nível dos sintomas, mas principalmente da causa.
A MTC assenta no princípio de que a doença resulta de um desequilíbrio da força vital ou Qi.
Para correcção do fluxo energético (Qi), a MTC recorre a vários procedimentos terapêuticos, sendo os mais comuns a Acupunctura, a Fitoterapia, a massagem Tui Na e exercícios de meditação (Qi Gong).
A MTC recorre a diagnósticos naturais que não acomodam os princípios científicos empregados na medicina alopática, contudo, estes procedimentos da medicina oriental revelam-se excelentes aliados em certos tratamentos da medicina convencional, como quimioterapia, ansiedade ou dor crónica.
A MTC pertence ao grupo das terapias não convencionadas, sendo desde 2003 reconhecida pela OMS como uma medicina alternativa, de caracter integrativo e complementar à medicina convencional e recomendada no tratamento da dor.
 

Consultas e tratamentos

 
 
Acunpunctura
 
 
Fitoterapia
 
Massagem Tui Ná
 
Tratamentos de Emagrecimento

 
Adipolise
 
 
Naturopatia considerada por muitos como uma arte e uma filosofia de vida, é na verdade uma ciência que recorre tratamentos naturais não invasivos, para a obtenção da cura e na prevenção da doença.
A Naturopatia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como sendo uma Medicina Tradicional, aquando da “POLÍTICAS NACIONAIS SOBRE A MEDICINA TRADICIONAL E REGULAMENTAÇÃO DOS MEDICAMENTOS À BASE DE PLANTAS” – Relatório de Estudo global da WHO(OMS), Genebra, maio de 2005.
No âmbito desta especialidade, pode usufruir do aconselhamento e acompanhamento de um especialista em Alimentação Saudável, ou de uma orientação mais ampla na consulta de Naturopatia Regenerativa ou Naturopatia Integrativa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consulta de Aconselhamento Alimentar:

A alimentação cada vez mais ganha importância no quotidiano de todos nós, não se tratando apenas numa questão de dieta ou perda de peso.
Chegou-se à conclusão de que nem todos os alimentos são adequados a todos os metabolismos e daí a necessidade em reaprender a comer.
 
Dra. Sara Oliveira
 
 
 
 
 
- Naturopatia Regenerativa
 
Saber mais...
 
- Naturopatia Integrativa

 
Saber mais...
 
Dra. Kátia Baptista
 
 
 
 
 
 
 
 
“A Osteopatia não é apenas uma abordagem mecanicista da doença, mas um sistema autêntico e efectivo que tenta eliminar as causas de uma saúde prejudicada e procura fortalecer o poder curativo básico que existe dentro do próprio corpo”.
Dr. Andrew Taylor Still
 
 
A Osteopatia surgiu nos EUA no século XIX, resultado de um trabalho de investigação realizado pelo médico norte-americano, Dr. Andrew Taylor Still, ao determinar a relação entre as funções, e, suas possíveis alterações como factores determinantes no desequilíbrio da saúde.
Segundo ele, o corpo humano reúne em si a capacidade natural de se auto-regenerar, havendo contudo a necessidade de eliminar factores de desequilíbrio que impeçam o seu bom funcionamento.
Assim, a Osteopatia configura-se numa Terapia que tem como objetivo restabelecer as funções das estruturas e sistemas do corpo humano, agindo através de técnicas manuais sobre os tecidos.
Destina-se a todas as pessoas, desde o recém-nascido ao idoso.


 
Terapeuta Rita Reis
 
 
 
Está indicado em situações de:

- Dores lombares, cervicais e dorsais;
- Hérnias discais;
- Dor ciática;
- Dores articulares (ombro, joelho,etc);
- Torcicolo;
- Fibromialgia;
- Entre outros;
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Postura e Movimento (PM)
 
Na consulta de postura e movimento é realizada uma avaliação clínica sendo, posteriormente, delineado um programa específico de tratamento e aconselhamento, que visa a reabilitação do paciente.

O objetivo é atuar na reeducação e na recuperação de incapacidades originadas por disfunções físicas, com o objetivo de melhorar funcionalidade e a qualidade de vida do paciente.

 
Indicações:

- Tendinites;
- Ruturas musculares;
- Recuperação de lesões traumáticas (ex.: fraturas, luxações)
- Artroses e patologias articulares;
- Recuperação após colocação de próteses (ex.: prótese da anca);
- Lesões desportivas;
- Doença de parkinson;
- Paralisia facial;
- Entre outras;
 
 
 
 
 
Reeducação Postural Global (RPG)
 
O que é RPG?

A Reeducação Postural Global consiste num método terapêutico de prevenção e/ou tratamento de patologias músculo-esqueléticas, cujo objetivo principal é melhorar a postura, corrigindo possíveis problemas já existentes ou prevenindo o surgimento de alterações posturais/deformidades.

Um dos princípios da RPG é que o tratamento deverá ser global e não tratar exclusivamente o local da dor, sendo indicado para praticamente todas as faixas etárias.

Durante o tratamento, o paciente participa ativamente na correção das alterações posturais, melhorando desta forma a sua consciência corporal. Através de um trabalho contínuo entre o fisioterapeuta e o paciente, associado a exercícios respiratórios, os resultados do tratamento refletem-se no alívio das dores, na redução do stress, na melhoria da funcionalidade e qualidade de vida do paciente.

 
Indicações:

- Problemas posturais;
- Hérnias discais;
- Escolioses;
- Lombalgias;
- Cefaleias/enxaquecas;
- Dor ciática;
- Dores articulares / musculares;
- Torcicolos;
- Problemas de coluna;
- Lesões desportivas;
- Entre outros;

 
 
 
 
 
 
 
 
 

PILATE CLÍNICO

 
"Pilates desenvolve um corpo uniforme, corrige posturas, restaura a vitalidade física, fortalece a mente e eleva o espírito"
 
Joseph Pilates
 
O Pilates Clínico é uma modificação ao método original desenvolvido por Joseph Pilates, efetuado por Fisioterapeutas devido à necessidade de direcionar os exercícios para a reabilitação e prevenção de lesões.

Benefícios do Pilate Clínico:
- Reduz a dor articular e muscular;
- Melhora a postura e o controle motor;
- Melhora a força (tonificação) e resistência muscular;
- Melhora a flexibilidade;
- Prevenção e reabilitação de lesões;
- Melhora a performance desportiva;
- Melhora a capacidade cardiovascular e respiratória;
- Diminui o stress;
- Melhora a consciência corporal, a imagem corporal e a auto-estima;
- Melhora a concentração, motivação e foco;
- Melhora o movimento do corpo;
- Revitaliza o corpo e a mente;

 
Porquê Pilates Clínico?
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

LOW PRESSURE FITNESS (LPF)

 
O Low Pressure Fitness (LPF), também conhecido como Hipopressivos, é um sistema de treino respiratório e postural inovador. São exercícios que diminuem a pressão na região abdominal e pélvica, visando uns músculos mais tonificados e elásticos, melhorias respiratórias e uma coluna saudável.
A técnica respiratória do LPF remonta à técnica do Yoga com a finalidade energética, a mobilização visceral e o fortalecimento muscular respiratório.
 
As aulas são realizadas por uma Fisioterapeuta.
As aulas são individuais e destinadas a qualquer pessoa, desde sedentárias até atletas de elite.
 
Os principais benefícios do LPF são os seguintes:

- Tonificação da musculatura abdominal e pélvica;
- Reeducação postural;
- Prevenção do aparecimento de hérnias (ex.: abdominais, vaginais…);
- Melhorias dos parâmetros respiratórios;
- Prevenção e/ou redução dos sintomas de incontinência urinária;
- Diminuição das dores na coluna;
- Melhorias da função sexual;
- Redução do perímetro da cintura;
- Reposicionamento dos órgãos;
- Melhorias do funcionamento do intestino;
- Prevenção de lesões articulares e musculares;
- Proporcionar bem-estar e prazer;
 
 
 
 
 

Actividades Complementares

 

HATHA YOGA

 
 
 
 
 
O yoga é uma arte milenar oriunda da Índia, e, nos últimos anos tem tido uma enorme expansão e procura no mundo ocidental, em resultado dos benefícios que traz ao seu praticante.

O Hatha yoga trabalha todo o corpo e a prática regular ajuda a fortalecê-lo e a ganhar força.

Alguns benefícios:

-Fortalece os ossos;
-Melhora as articulações;
-Tonifica os músculos e os órgãos internos;
-Abranda a respiração e o metabolismo, acelerando a circulação e os processos de eliminação;

Como tal, o bem-estar, o equilíbrio e a agilidade irão sofrer uma positiva melhoria.
Nas nossas aulas pratica-se o Hatha Yoga Dinâmico, abordagem que une a respiração com o movimento.
As aulas são adaptadas a todas as pessoas com as diferentes condições físicas existentes, recorrendo ao uso de material de apoio que ajuda o praticante a evoluir na sua prática de forma segura, sem riscos de lesão.

Por isso, todos são bem-vindos!
 
 
 
Instrutora Rita Pinto
 
 
 
 
 
 

ATELIÊ DAS ARTES

 
A arte surge na vida das crianças como uma manifestação natural do seu universo, proporcionando-lhes ferramentas para expressarem o que aprendem sobre o funcionamento do mundo.
Ateliê das Artes é um espaço/tempo para, através da expressão criativa, a criança cantar, desenhar, dançar, dramatizar, comunicando o que sente face ao que apreende do mundo. A meditação vem acrescentar momentos de Atenção Plena, Respiração Consciente, técnicas de visualização e de relaxamento – bem estar.
Ateliê das Artes é um espaço e um tempo que visa promover equilíbrio e harmonia.


O Ateliê das Artes tem como objetivos:

- Criar um espaço/tempo de comunicação consciente e não violenta
-
Trabalhar e potencializar a regulação emocional
- Promover o autoconhecimento e autoestima saudável
- Desenvolver a criatividade
- Potenciar competências sociais: empatia, gratidão, sensibilidade
- A expressão criativa é um meio para a descoberta do SER.


“É precisamente a atividade criadora do Homem que faz dele um ser projetado para o futuro, um ser que contribui para criar, e que modifica o seu presente”.

Professora Lev Vygotsky
 
Facilitadora
 
Lurdes Reis
 
 
 
 
Saiba mais AQUI
 
 
 
 
 
 
 
 

MEDITAÇÃO DOS 2 CORAÇÕES (MCKS)