Medicina Natural e Terapias Complementares

 
 
 
 
 
 
 
 

 
Refere-se ao uso de uma abordagem não convencional em conjunto com a medicina convencional.
 
 

MEDICINA NATURAL

 
A medicina natural usa uma abordagem terapêutica não convencional, recorrendo a métodos naturais, e, tendo por base o princípio universal de que o corpo tem a capacidade de se curar e regenerar por si mesmo.
Para os naturalistas, é importante identificar e entender a causa que está na origem do desequilíbrio físico, emocional ou psicológico, que conduz à doença.
A prevenção é a aposta e para o efeito, a alteração no estilo de vida através duma dieta adequada e saudável e o exercício físico podem ajudar, bem como, a prática da Meditação.
A LTmed-Clínica Médica, para atender e satisfazer todas as necessidades, aposta na Medicina Natural, procurando melhorar a sua saúde e conforto.
Com o apoio dos nossos especialistas e um atendimento especializado, atento e profissional, vai conseguir recuperar o seu bem-estar e melhorar o seu estado de saúde físico e emocional.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Os Nossos especialistas

 
Dr. José Santos
 
Drª Sara Oliveira
 
Drª Rita Vale
 
 
 
 
Procedente da China, a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), também designada por Medicina Chinesa, é um sistema da medicina oriental com mais de 2000 anos que observa a pessoa como um todo (visão holística), atuando não só ao nível dos sintomas, mas principalmente da causa.
A MTC assenta no princípio de que a doença resulta de um desequilíbrio da força vital ou Qi.
Para correcção do fluxo energético (Qi), a MTC recorre a vários procedimentos terapêuticos, sendo os mais comuns a Acupunctura, a Fitoterapia, a massagem Tui Na e exercícios de meditação (Qi Gong).
A MTC recorre a diagnósticos naturais que não acomodam os princípios científicos empregados na medicina alopática, contudo, estes procedimentos da medicina oriental revelam-se excelentes aliados em certos tratamentos da medicina convencional, como quimioterapia, ansiedade ou dor crónica.
A MTC pertence ao grupo das terapias não convencionadas, sendo desde 2003 reconhecida pela OMS como uma medicina alternativa, de caracter integrativo e complementar à medicina convencional e recomendada no tratamento da dor.
 

Consultas e tratamentos

 
 
Acunpunctura
 
 
Fitoterapia
 
Massagem Tui Ná
 
Tratamentos de Emagrecimento

 
Adipolise
 
 
Naturopatia considerada por muitos como uma arte e uma filosofia de vida, é na verdade uma ciência que recorre tratamentos naturais não invasivos, para a obtenção da cura e na prevenção da doença.
A Naturopatia foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como sendo uma Medicina Tradicional, aquando da “POLÍTICAS NACIONAIS SOBRE A MEDICINA TRADICIONAL E REGULAMENTAÇÃO DOS MEDICAMENTOS À BASE DE PLANTAS” – Relatório de Estudo global da WHO(OMS), Genebra, maio de 2005.
No âmbito desta especialidade, pode usufruir do aconselhamento e acompanhamento de um especialista em Alimentação Saudável, ou de uma orientação mais ampla na consulta de Naturopatia Regenerativa ou Naturopatia Integrativa.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Consulta de Aconselhamento Alimentar:

A alimentação cada vez mais ganha importância no quotidiano de todos nós, não se tratando apenas numa questão de dieta ou perda de peso.
Chegou-se à conclusão de que nem todos os alimentos são adequados a todos os metabolismos e daí a necessidade em reaprender a comer.
 
Dra. Sara Oliveira
 
 
 
 
 
- Naturopatia Regenerativa
 
Saber mais...
 
- Naturopatia Integrativa

 
Saber mais...
 
Dra. Kátia Baptista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A Homeopatia foi criada pelo médico alemão Samuel Hahnemann, que em 1796 publicou o primeiro livro sobre “Ensaio sobre um novo princípio para averiguar os poderes curativos das substâncias medicinais”, no qual, segundo relato das suas observações clinicas pôde constatar o que denominou como a “Lei dos Semelhantes”, ou seja, o princípio de que “os semelhantes se curam pelos semelhantes”, conhecido desde Hipócrates no ano 450 a.c...
 
 
 
 
 

Na Homeopatia, todos os tratamentos são feitos com o uso de medicamentos preparados a partir de substâncias naturais provenientes dos minerais, plantas ou animais. Através da diluição e da dinamização do princípio activo de cada substância chega-se às doses mínimas, a serem administradas, completamente isentas de reacções colaterais. Deste modo, a toxicidade das essências é atenuada, privilegiando o potencial curativo do medicamento.

No que a consulta homeopática difere da consulta alopática?

A consulta homeopática caracteriza-se por abordar uma série de sintomas e perguntas mais abrangentes do que a consulta médica habitual. Além de fazermos os diagnósticos médicos usuais, realizamos uma avaliação com o objetivo de encontrar um único medicamento homeopático que condiga com os sintomas apresentados pelo paciente (mentais, físicos, sonhos, etc), segundo a “lei dos Semelhantes”. Além da consulta, podemos complementar a analise, através de diversos livros especializados e de programas de computadores.

A medicina homeopática é mais lenta para tratar as doenças?
Não, absolutamente. De facto, a homeopatia interessa-se pelas causas que levaram o indivíduo a desenvolver a doença/desequilíbrio. O medicamento homeopático estimula os mecanismos naturais de cura, através da imunidade gerada pelo próprio organismo. Por isso, a resolução da doença/desequilíbrio depende da sua duração, sendo que em casos crónicos (doenças de longa duração), observam-se respostas que se vão instalando gradualmente, de forma consistente, ao passo que em casos agudos, as respostas serão observadas nos dias seguintes à toma do medicamento.
 
A nossa médica, especialista em Homeopatia:
 
Drª Alice Gonçalves
 
 
 
“A Osteopatia não é apenas uma abordagem mecanicista da doença, mas um sistema autêntico e efectivo que tenta eliminar as causas de uma saúde prejudicada e procura fortalecer o poder curativo básico que existe dentro do próprio corpo”.
Dr. Andrew Taylor Still
 
 
A Osteopatia surgiu nos EUA no século XIX, resultado de um trabalho de investigação realizado pelo médico norte-americano, Dr. Andrew Taylor Still, ao determinar a relação entre as funções, e, suas possíveis alterações como factores determinantes no desequilíbrio da saúde.
Segundo ele, o corpo humano reúne em si a capacidade natural de se auto-regenerar, havendo contudo a necessidade de eliminar factores de desequilíbrio que impeçam o seu bom funcionamento.
Assim, a Osteopatia configura-se numa Terapia que tem como objetivo restabelecer as funções das estruturas e sistemas do corpo humano, agindo através de técnicas manuais sobre os tecidos.
Destina-se a todas as pessoas, desde o recém-nascido ao idoso.


 
Rita Reis
 
Rui Pedro Pereira
 
Vítor Arrifes
 
 
 
Está indicado em situações de:

- Dores lombares, cervicais e dorsais;
- Hérnias discais;
- Dor ciática;
- Dores articulares (ombro, joelho,etc);
- Torcicolo;
- Fibromialgia;
- Entre outros;
 
 
 
 
 
 
 
Drenagem Linfática
 
 
O que é a Drenagem Linfática Manual?

A Drenagem Linfática Manual é uma técnica de massagem que é aplicada em determinados pontos do corpo com o objetivo de estimular o sistema linfático.

Esta técnica vai desbloquear determinadas partes que se encontram em défice de funcionamento originando a tão conhecida e desconfortável “Retenção de Líquidos”.

Estes tratamentos para além de evitarem a Retenção de Líquidos que interferem no bem-estar e saúde, causando uma enorme sensação de cansaço e pernas pesadas, proporcionam ainda uma melhoria na circulação sanguínea em geral.

 
 
 
 
 
Os tratamentos de massagens estão indicados para todos aqueles que vivem uma vida agitada e em stress.

Através da massagem de relaxamento consegue-se melhorar a qualidade de vida e de bem-estar, obtendo-se bons resultados no alívio da dor, tonificação muscular e da circulação sanguínea.

Uma boa circulação sanguínea permite uma melhor eliminação de toxinas e resíduos metabólicos, aumentando o fluxo de nutrientes, estimulando a resposta imunológica.
Ajuda igualmente a acalmar a mente.

A massagem geotermal ou com pedras quentes, é uma técnica de massagem corporal com o recurso a pedras plutônicas, de origem vulcânica, ricas em minerais como o silicato de ferro e o magnésio que auxiliam no processo de desintoxicação e fortalecimento do tónus muscular.

Desde os tempos antigos que se reconhecem os benefícios decorrentes da aplicação de diferentes temperaturas.
A temperatura é um elemento importante em processos de tratamento e a aplicação das pedras poderá ser feita a quente ou a frio, consoante as necessidades.

O uso alternado do calor e do frio, aumenta o fluxo sanguíneo, auxiliando na desintoxicação do corpo e no processo de desobstrução da circulação energética e de emagrecimento.

Esta massagem é indicada no Alívio de dores (Corpo e Coluna), Tensão crónica, Prisão de ventre, Cólicas menstruais, Cansaço e Angústia, entre outras.

 
 
Débora Martins – Terapeuta/Massagista
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Actividades Complementares

 

HATHA YOGA

 
 
 
 
 
O yoga é uma arte milenar oriunda da Índia, e, nos últimos anos tem tido uma enorme expansão e procura no mundo ocidental, em resultado dos benefícios que traz ao seu praticante.

O Hatha yoga trabalha todo o corpo e a prática regular ajuda a fortalecê-lo e a ganhar força.

Alguns benefícios:

-Fortalece os ossos;
-Melhora as articulações;
-Tonifica os músculos e os órgãos internos;
-Abranda a respiração e o metabolismo, acelerando a circulação e os processos de eliminação;

Como tal, o bem-estar, o equilíbrio e a agilidade irão sofrer uma positiva melhoria.
Nas nossas aulas pratica-se o Hatha Yoga Dinâmico, abordagem que une a respiração com o movimento.
As aulas são adaptadas a todas as pessoas com as diferentes condições físicas existentes, recorrendo ao uso de material de apoio que ajuda o praticante a evoluir na sua prática de forma segura, sem riscos de lesão.

Por isso, todos são bem-vindos!
 
 
 
Instrutora Rita Pinto