geral@clinicaltmed.pt

Clínica Geral, Especialidades e Valências Médicas

CLÍNICA GERAL / SAÚDE FAMILIAR

Na LTmed tem ao seu dispor profissionais especializados e competentes para o acompanhar da melhor forma nas Consultas de Clínica Geral e Saúde Familiar.
Oferecendo diversos cuidados, tais como; cuidados de natureza preventiva, curativa, física, emocional, orgânica e funcional, todos eles sem limites de idade. Esta especialidade é fulcral na condução dos processos de saúde e doença, encaminhando sempre que necessário,o doente para outras especialidades médicas ou cirurgias.

Médicos de clínica geral e saúde familiar

Dra. Diana Alves

Dra. Inês Sampaio;

URGÊNCIAS CLÍNICA GERAL

A Clínica LTmed tem ao seu dispor uma equipa de Médicos especializada, preparada e capaz de ajudá-lo numa situação de Urgência. Contacte-nos.

- Dra. Diana Alves;
- Dra. Inês Sampaio;

A LTmed pretende oferecer-lhe um serviço completo. Para isso temos também ao seu dispor várias especialidades e valências médicas.

Pneumologia

A Pneumologia é um ramo da medicina que se dedica ao diagnóstico e tratamento de doenças pulmonares e restante sistema respiratório.
Estas doenças incluem a Asma, Rinite alérgica, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), Infecções respiratórias, Apneia do Sono.
Pacientes fumadores com sintomas do aparelho respiratório como tosse crónica, expectoração com sangue, dor torácica, dispneia recente (falta de ar), devem procurar um pneumologista para fazer diagnóstico precoce do cancro do pulmão, Infecções traqueobrônquicas e Pneumonias.
Outra vertente da Pneumologia, actuando ao nível da prevenção, é a Cessação Tabágica.
O consumo de tabaco (activo e passivo) é uma importante causa de morbilidade e mortalidade, sendo apontado como a principal causa evitável de doença e morte nas sociedades mais avançadas. É uma causa reconhecida de cancro, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, doença pulmonar obstrutiva crónica e complicações na gravidez. Se pretende deixar de fumar, procure ajuda de um profissional especializado.

Dra. Margarida Duarte Barata

Ginecologia/Obstetrícia

A Ginecologia e a Obstetrícia sãos especialidades médicas que cuidam e tratam da Saúde da Mulher.

Através de rastreios e a realização de exames preventivos, a Ginecologia cuida das doenças ligadas ao aparelho reprodutivo feminino, enquanto a Obstetrícia é a especialidade médica de acompanhamento Pré-Natal.

O ginecologista/obstetra possui formação médica tanto clínica quanto cirúrgica e a sua rotina revela-se bastante intensa, principalmente pela frequência do exercício da Ginecologia com o da Obstetrícia, o que requer flexibilidade total para atender pacientes em trabalho de parto.

Dra. Vera Vilhena

Urologia

A UROLOGIA é uma especialidade médica/cirúrgica que tem como objectivos a investigação científica, o estudo e o tratamento clínicos das doenças que afectam o aparelho urinário (do homem e da mulher) e o aparelho genital masculino.

Dr. Gustavo Gomes;

Terapia da Fala

O que é a Terapia da Fala?
É área da saúde que se responsabiliza pela prevenção, avaliação, diagnóstico e intervenção em perturbações da comunicação e deglutição. O terapeuta da fala intervém nas áreas da comunicação, linguagem, fala, voz, motricidade orofacial e deglutição. Esta especialidade destina-se a indivíduos de qualquer faixa etária, desde recém-nascidos a idosos, tendo por objetivo melhorar a qualidade de vida.

Sinais de alerta?
- Quando fala troca uns sons por outros?
- Não compreende o que lhe é dito?
- Por vezes tem dificuldade em lembra-se do nome das coisas?
- Tem dificuldades na leitura e na escrita?
- Tem a voz sempre rouca?
- Tem dificuldades e dor ao engolir?

Terapeuta Inês Garcez

Terapeuta Conceição Teixeira;

Nutrição

Cada vez mais, palavras como Nutrição, Dieta e Acompanhamento Alimentar, assumem uma importância maior no nosso quotidiano.

A alimentação, efectivamente é um fator importante na nossa Saúde e Bem-Estar Geral, assumindo um papel preponderante na nossa condição física, psicológica e intelectual.

Uma alimentação cuidada, variada e ajustada a cada metabolismo é uma fonte de energia que nos ajuda no dia-a-dia.

Uma boa alimentação é fundamental ao bom funcionamento do organismo, auxiliando na prevenção e tratamento de diversas doenças.

Crie hábitos saudáveis, visite a nutricionista e reeduque o modo de se alimentar.
Como complemento, faça exercício físico e viva uma vida saudável e plena!

Nutricionista Filipa Dias

Podologia

O QUE É A PODOLOGIA?

A Podologia é a ciência da área da saúde que tem como objetivo a investigação, o estudo, a prevenção, o diagnóstico e a terapêutica de afeções, deformidades e alterações dos pés. A palavra Podologia tem origem do grego “Podos” que significa e “Logos” que significa tratado, ensino e conhecimento.

ÁREAS DE INTERVENÇÃO:

Podologia Pediátrica
É a área da Podologia que estuda o desenvolvimento da criança, desde o nascimento, ao momento que iniciam a gatinhar, posteriormente a caminhar e a usar calçado fechado.

Podologia Geriátrica
É a área da Podologia que estuda o envelhecimento dos pés nos idosos e as suas repercussões na qualidade de vida dos mesmos.

Podologia Desportiva
É a área da Podologia que estuda e trata dos pés de quem pratica desporto, de forma profissional ou amadora. É crucial um estudo, avaliação e diagnóstico precoce para se ter e manter uma prática desportiva saudável.

Podologia Laboral
É a área da Podologia que estuda e trata dos pés de qualquer pessoa que tenha uma actividade laboral, isto porque no nosso dia-a-dia, essencialmente enquanto trabalhadores, estamos sujeitos a várias situações que podem trazer prejuízo ao pé.

Pé de Risco
Esta é uma área muito delicada da Podologia, pois debruça-se essencialmente de pés como o Pé Diabético, o Pé Reumático, o Pé Neurológico, etc. Várias são as alterações decorrentes de alguns problemas de saúde que surgem ou surgiram ao longo do tempo, sendo algumas alterações mais especificas de determinado tipo de pé e outras mais gerais.

Podologia Preventiva
É a área da Podologia que ajuda a prevenir de um modo geral alguns problemas que possam surgir ao nível dos pés. Já diz o ditado “Mais vale prevenir que remediar”.

O que trata a Podologia?

Dra. Joana Martins Silva;