geral@clinicaltmed.pt
 
 
 
212 532 082 / 913 800 148
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PSICOLOGIA

 
 
 
 
 
 
 
 

 

SAÚDE MENTAL

 
 
A LTmed tem também ao seu dispor Médicos e Profissionais para o acompanhar na sua Saúde Mental e ajudá-lo a recuperar a sua vida normal.
 
Veja todas as especialidades que temos disponíveis dentro da área da saúde mental.
 

CONSULTAS SAÚDE MENTAL

 
Consulta de Psicologia Clínica (da Criança, Adolescente e do Adulto)
 
Consulta de Psicoterapia e Terapia EMDR
 
Consulta de Neuropsicologia
 
Consulta de Apoio aos Pais
 
Consulta de Terapia Familiar/Casal

 
Consulta de Avaliação Infantil

 
Consulta de Avaliação de Personalidade

 
Consultas de Saúde Mental – Dependências

 
Coaching Vocacional e Coaching de Gestão de Carreiras

 

Projecto Escolas

 
O “Projeto Escolas” é um trabalho desenvolvido por uma equipa de profissionais na área de Saúde Mental, formados em Psicologia Clínica, tendo como base a sua experiência profissional em diversas zonas de atuação. Presentemente, são imensos os desafios com que diariamente as famílias se deparam. Falamos de questões de âmbito familiar, social e principalmente em meio escolar, onde as carências a diferentes níveis se fazem notar. Por vezes uma situação simples, quando negligenciada ou simplesmente não identificada poderá vir a tornar-se num problema tremendo. Os nossos profissionais possuem a sensibilidade e aptidão necessárias para lidar com estes assuntos, e, podem ajudar a evitar situações futuras complexas com uma breve avaliação.
 
 
 
 
 
Áreas de intervenção

  • Aconselhamento parental
  • Avaliação neuropsicológica
  • Avaliação psicológica
  • Estimulação ou reabilitação cognitiva
  • Orientação vocacional
  • Psicologia clínica de adultos
  • Psicologia clínica de adolescentes
  • Psicologia clínica de crianças
  • Terapia familiar e sistémica

Saiba mais AQUI

 
 
 
 
 
 
A psicoterapia é um método de tratamento de temáticas de foro psicológico e emocional, entre as quais se destaca a depressão, a ansiedade, fobias e a dificuldade de relacionamento com os outros. É uma forma de ajudar a pessoa a tomar consciência da origem dos seus problemas, promovendo a mudança e a toma de um papel ativo que visa influenciar positivamente as áreas da vida de cada um, como a família, a profissão, a saúde e o bem-estar interior.

Tem inúmeros benefícios, podendo ser evidenciados:
– Proporciona o desenvolvimento da capacidade de gestão emocional e da resiliência para aumentar a tolerância;
– Desenvolve competências interpessoais (empatia, comunicação, resolução de problemas, autonomia, etc.);
– Promove ainda a possibilidade de criar novas perspetivas do próprio e dos que o rodeiam, assim como novos modos de compreender e de conduzir a própria vida.
 
"Você pediu ajuda porque o seu filho apresenta actualmente problemas emocionais, físicos ou comportamentais.
Estes problemas parecem relacionados a um ou vários acontecimentos traumáticos, tais como, acidente, fogo, abuso, físico, bullying, ou alguma outra experiência dolorosa.
Os cientistas acreditam que as memórias destes eventos perturbadores não ficam bem armazenados no cérebro.
Felizmente este tipo de problemas pode ser superado com um modelo terapêutico eficaz, denominado EMDR (Eye Movement Desensitization and Reprocessing).
Quando estas memórias forem armazenadas correctamente, os problemas da sua criança vão diminuir ou até mesmo, desaparecer completamente."


Psicoterapia EMDR, Crianças, Adolescentes e Adultos – Dr. João Veloso

 
 
 
 
 
 
 
 

NEUROPSICOLOGIA

 
 
A Neuropsicologia dedica-se à identificação e reabilitação de alterações cognitivas, como as da memória, perceção, atenção, que possam decorrer após lesão cerebral, ou de tipo degenerativo, como o Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou as demências.

Esta especialidade integra um componente de consulta de avaliação, em que é feito um exame neuropsicológico e posteriormente de reabilitação, que permite identificar as disfunções cognitivo-comportamentais e reabilitá-las, de forma a que o paciente possa ter uma melhor qualidade de vida.

A Avaliação Neuropsicológica consiste na aplicação de testes neuropsicológicos e escalas funcionais e comportamentais, com o objetivo de avaliar diferentes funções cognitivas, tais como a memória, a atenção, a orientação, a linguagem, o raciocínio e a capacidade de planeamento e funcionamento executivo. Pode ser útil no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como método de prevenção e despiste de problemas e dificuldades futuras.

Outra área de intervenção desta especialidade é a Estimulação Cognitiva e Reabilitação Cognitiva, no qual se programa e executa um plano de intervenção adequado ao indivíduo e às suas necessidades específicas, com o propósito de recuperar défices ou estabilizar um processo de deterioração, de modo a aumentar a autonomia dos pacientes e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.

Estes exames são realizados por um psicólogo com formação específica em Neuropsicologia.

Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica é útil nas seguintes patologias:

Perturbações Neurocognitivas, como:

Acidente Vascular Cerebral

Traumatismo crânio-encefálico

Demências (Alzheimer, Vascular, Corpos de Lewy, Frontotemporal, Infeção por HIV, Induzidas por Substâncias, Doença de Huntington e devido a Lesão Cerebral Traumática)

Doenças Auto-imunes, (Esclerose Múltipla ou Lúpus Eritematoso Sistémico)


Perturbações do Neurodesenvolvimento, como:

Perturbações Especificas da Aprendizagem, tais como dislexia e a discalculia

Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção

Perturbação do Espectro do Autismo (PEA)

Deficiência Intelectual, como o Síndrome de Rett

Atraso Global do Desenvolvimento


Dra. Marta Pereira Reis, Psicóloga especializada em Neuropsicologia.
Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Neuropsicologia. Pós-graduada em Avaliação e Reabilitação Cognitiva da Infância à Idade Adulta