geral@clinicaltmed.pt
 
 
 
212 532 082 / 913 800 148
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

PSIQUIATRIA E PEDOPSIQUIATRIA

 
 
 
 
 
 
 

 

SAÚDE MENTAL

 
 
A LTmed tem também ao seu dispor Médicos e Profissionais para o acompanhar na sua saúde mental e ajudá-lo a recuperar a sua vida normal.
 
 
 
 
 

PSIQUIATRIA

 
Uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças mentais.
 
Um dos motivos mais comuns da consulta em psiquiatria é a depressão, umas das doenças mais incapacitantes e causadoras de sofrimento, acabando por afectar todos os aspectos do funcionamento da pessoa e de quem está á volta.

Os nossos médicos, estão preparados para actuar sobre os sintomas emocionais e comportamentais recorrendo a medicamentos seguros e bem tolerados. Através dos seus conhecimentos e da sua intervenção eles são capazes de transformar um episódio de sofrimento psicológico numa oportunidade de mudança.



Médicos Especialistas:
 
Dra. Cátia Moreira;
 
Dra. Camila Pereira;
 
Dr. Gonçalo Marinho;
 
 
 
 
 

PEDOPSIQUIATRIA

 
Pedopsiquiatria, trata das dificuldades emocionais e comportamentais, assim como sociais das crianças e adolescentes.
 

Nesta especialidade é importante o acompanhamento dos familiares, e disponibilidade a 100%. É importante que a criança/adolescente e a sua família esteja motivada e disponível para intervenções e para realizar todo o planeamento dos cuidados a prestar.
Os nossos pedopsiquiatras, são especialistas diferenciados na área, sendo que cada vez mais existe uma grande diversidade de apresentações dos quadros psicopatológicos durante a infância e adolescência. Ter um profissional experiente é essencial, não só porque permite um diagnóstico correto, como também a implementação de intervenções adequada às várias etapas do desenvolvimento. Pois cada faixa etária apresenta patologias diferentes.


 
Dra. Ana Serrano;

 
Período Peri-Natal e Primeira Infância ( dos 0 aos 3 anos)
 
É prioritário o apoio à função parental, o rastreio de situações de risco psicopatológico e a intervenção precoce em patologias com impacto no desenvolvimento da criança.

 
 
 
Idade Pré-Escolar e Escolar
 
Particular importância o diagnóstico e a intervenção em patologias com impacto no desempenho escolar. O apoio e a colaboração com a escola é fundamental nesta etapa.
 
 
 
Adolescência
 
As perturbações de ansiedade, as perturbações depressivas, o risco suicidário e outros comportamentos de risco têm uma prevalência significativa nesta faixa etária. Começam a tornar-se também mais frequentes as patologias aditivas, requerendo novas especificidades ao nível da avaliação e tratamento.